Posturologia

 

     Criado pelo Doutor Bernard Bricot, cirurgião ortopedista que nasceu em Marselha na França em julho de 1948. Suas primeiras pesquisas sobre o sistema tônico postural e seus captores começaram em 1979. Em 1985 com a ajuda de seus colaboradores criou Le College International d'etude de la Statique (Colégio Internacional do Estudo da Estática), do qual ele é presidente. À partir desse ano ele realiza uma série de cursos e conferências tanto na França quanto no exterior. 
     A posturologia não é uma nova medicina, mas uma nova forma de abordar a medicina. Uma abordagem com aspecto biomecânico. Tem uma atuação vasta tanto em problemas de equilíbrio, patologias sistêmicas, locomotoras e cognitivas. É um sistema de tratamento que deve ser considerado uma transdisciplinaridade. É uma ciência do equilíbrio que estuda o sistema tônico postural. A posturologia tem como objetivo melhor compreender as causas e as consequências dos desequilíbrios posturais.
     A postura é um ato motor. O movimento pode ser considerado como uma sucessão de diferentes posturas.

     O principio de tratamento da posturologia é o uso de palmilhas com a zona anti-gravitária. O Doutor Bernard Bricot através de suas pesquisas,  provou que sua palmilha é a única que consegue realizar uma reprogramação em nível genético, ou seja, a pessoa que se trata por esse método vai eliminar seu gene contendo as alterações posturais, assim, evitando passar este problemas para futuras gerações  e também impedindo que novas alterações venham a acontecer no futuro. Claro, todo o tratamento necessita de um alto nível de disciplina da parte do paciente. Dura em torno de 60 meses para uma reprogramação genética. Também é a única palmilha que age efetivamente sobre o sistema tônico postural, alinhando todo o segmento ósseo, muscular e articular. Além disso, esse método avalia e trata todos os captores posturais. São eles, os pés, os olhos, ATM ( articulação temporo-mandibular, articulação da boca), e todos os obstáculos para a reengramação da postura: perna curta, escolioses, cicatrizes, microgalvanismos e distúrbios psicoemocionais.